Disfunção executiva

A disfunção executiva é uma característica do Transtorno de Espectro Autista (TEA), que apresenta comprometimento – déficits – em funções executivas, conhecida como as habilidades cognitivas de controle, planejamento e ações.

Ela refere-se às dificuldades ou déficits associados às habilidades de planejamento e controle.  

Essa característica está presente em algumas pessoas com TEA, porém também faz parte do diagnóstico do Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), e atinge crianças, adolescentes e até adultos. 

A disfunção executiva pode prejudicar na fase escolar, principalmente quando a família não se atenta ao diagnóstico, resultando em estereótipos que não contribuem para o desenvolvimento da criança ou do adolescente, taxado como preguiçoso, desatento e bagunceiro.

O que são as funções executivas?

As funções executivas são processos mentais que nos permitem: Planejar e organizar ações, Iniciar e completar tarefas, Controlar impulsos e manter a atenção, Adapta-se a mudanças e situações inesperadas, Tomar decisões e resolver problemas. 
 

Dificuldades executivas em pessoas com autismo:

  • Planejamento e organização:

    Dificuldade em planejar e organizar atividades, incluindo rotinas diárias, organização do quarto, e preparar refeições. 

     
  • Controle de impulsos:

    Dificuldade em controlar impulsos, como falar antes de pensar ou agir sem avaliar as consequências. 

     
  • Flexibilidade cognitiva:

    Dificuldade em lidar com mudanças e adapta-se a novas situações ou rotinas. 

     
  • Tomada de decisões:

    Dificuldade em tomar decisões, escolher entre opções, e avaliar as consequências. 

     
  • Atenção e foco:

    Dificuldade em manter a atenção em uma tarefa, especialmente quando há estímulos distraentes. 

     
  • Comportamentos repetitivos:

    Pessoas com autismo podem apresentar comportamentos repetitivos, que podem ser uma forma de lidar com a ansiedade ou falta de controle. 

     
  • Dificuldade em entender emoções:
          Dificuldade em entender as emoções dos outros e em expressar as próprias emoções.
 

Como lidar com a disfunção executiva em autismo:

  • Criar rotinas:Rotinas diárias e semanais podem ajudar a estruturar o dia e reduzir a ansiedade.
  • Utilizar lembretes:Lembretes visuais ou eletrônicos podem ajudar a manter a atenção e lembrar das tarefas.
  • Dividir tarefas em etapas:Dividir tarefas maiores em pequenas etapas pode facilitar a execução e reduzir a sensação de sobrecarga.
  • Estimular a flexibilidade:Estimular a flexibilidade cognitiva através de jogos, atividades que exigem adaptação, e exposição a novas experiências.
  • Buscar apoio profissional:Ajudar a identificar as dificuldades e desenvolver estratégias personalizadas. 
  • Utilizar ferramentas visuais:Recursos visuais, como quadros de organização, listas de tarefas, e horários podem auxiliar na organização e planejamento.

 

 

                          (Fonte:Google)