A dislexia é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta habilidades básicas de leitura e linguagem. É considerada um transtorno da aprendizagem porque seus sintomas geralmente afetam o desempenho acadêmico de estudantes, sem que haja
outra alteração (neurológica, sensorial ou motora) que justifique as dificuldades observadas.
Discalculia é um termo alternativo para se referir ao transtorno específico da aprendizagem com prejuízo na matemática. Características comuns incluem prejuízos no senso numérico, na memorização de fatos aritméticos, na precisão ou fluência de cálculo, e no raciocínio matemático. A pessoa com discalculia apresenta um desempenho matemático significativamente abaixo do esperado considerando-se sua idade cronológica, suas experiências e suas oportunidades educacionais.
É um transtorno neurológico que causa dificuldades na coordenação motora,
afetando a capacidade de planejar e executar movimentos de forma precisa. É uma condição que pode afetar tanto crianças como adultos, e pode ter impactos em diversas áreas da vida, desde atividades do dia a dia até atividades escolares ou profissionais.
É um transtorno de aprendizagem apresentado tanto em crianças quanto em adultos (ainda que seja mais comum diagnosticá-la no período dainfância). A característica mais evidentedesse distúrbio é a caligrafia ilegível, isto é,uma escrita de difícil compreensão. Ela pode aparecer de várias maneiras,como na caligrafia, na ortografia,
na coerência ou até na dificuldade de transpor pensamentos e ideias no papel. Em geral, pessoas com disgrafia também demoram bastante para finalizar um texto, uma tarefa escolar etc.
(Fontes: https://institutoabcd.org.br/transtorno-da-aprendizagem/ e https://escoladainteligencia.com.br/disgrafia/ e https://www.instagram.com/neuropsicopedagogakatia/)