A disfunção executiva é uma característica do Transtorno de Espectro Autista (TEA), que apresenta comprometimento – déficits – em funções executivas, conhecida como as habilidades cognitivas de controle, planejamento e ações.
Ela refere-se às dificuldades ou déficits associados às habilidades de planejamento e controle.
Essa característica está presente em algumas pessoas com TEA, porém também faz parte do diagnóstico do Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), e atinge crianças, adolescentes e até adultos.
A disfunção executiva pode prejudicar na fase escolar, principalmente quando a família não se atenta ao diagnóstico, resultando em estereótipos que não contribuem para o desenvolvimento da criança ou do adolescente, taxado como preguiçoso, desatento e bagunceiro.
Dificuldade em planejar e organizar atividades, incluindo rotinas diárias, organização do quarto, e preparar refeições.
Dificuldade em controlar impulsos, como falar antes de pensar ou agir sem avaliar as consequências.
Dificuldade em lidar com mudanças e adapta-se a novas situações ou rotinas.
Dificuldade em tomar decisões, escolher entre opções, e avaliar as consequências.
Dificuldade em manter a atenção em uma tarefa, especialmente quando há estímulos distraentes.
Pessoas com autismo podem apresentar comportamentos repetitivos, que podem ser uma forma de lidar com a ansiedade ou falta de controle.
(Fonte:Google)