Somos a Associação de Pais e Amigos do Autista de Santana do Livramento – Todo Autista é Único, CNPJ 24.798.349/0001-89, uma Associação Civil sem fins lucrativos.
A entidade surgiu em 13/06/2015 quando um grupo de pais e profissionais da área da educação demonstraram a intenção de se unir para lutar pela causa. A partir desta data a Associação passou a se reunir regularmente e diante das dificuldades burocráticas e, pela inexistência de políticas públicas nessa época, ancorou-se na disseminação da informação como forma de diminuir preconceitos e, na medida em que o movimento adquirisse força, conquistar um tão sonhado local para prestar auxílio e qualificação, bem como os atendimentos necessários para melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e suas famílias.
Já em 2015 a Associação realizou caminhadas, palestras e procurou divulgar sua existência visando fortalecer os vínculos entre seus participantes.
Em 2016 a continuidade deste trabalho permitiu entre outras ações a formalização da Associação, com a criação de um estatuto, eleição de uma diretoria e finalmente o registro do CNPJ. Ainda em 2016 a Associação através de seus membros voluntários visitou inúmeras escolas do município, levando informação sobre o TEA para professores e alunos. Se somou ainda à realização dos Seminários Todo Autista é Único. Ainda através do trabalho do grupo foi possível realizar palestras e minicursos, com profissionais altamente gabaritados, visando qualificar pais, cuidadores e profissionais.
Ainda através do trabalho da Associação estreitamos laços com os profissionais da educação, acabando por constatar a enorme carência de informação e qualificação para a inclusão de indivíduos com TEA que, por força da lei, já são números bastante representativos nas escolas da cidade, porém estão sendo recepcionados sem preparo, formação ou mesmo informações básicas para tanto.
Do fortalecimento da Associação e da necessidade premente de informação surgiu a reelaboração da Cartilha sobre o Autismo que posteriormente foi impressa em larga escala pela Assembleia Legislativa do RS. Este material tem demonstrado que com pouco é possível fazer muito, pois a simplicidade e qualidade deste material tem permitido divulgar amplamente o tema, bem como tem elucidado as famílias, principalmente as mais carentes, sobre os pontos importantes a serem observados em suas crianças e nos casos de suspeita, lutar por uma avaliação médica.
Passamos um tempo inativos e, quando iríamos retomar as atividades em 2020, veio a pandemia, mas voltamos em 2022!